Voltando...

Após um longo período de inatividade, retomo o blog, talvez adaptando a nova realidade, que é a melhor idade na internet.
Bom, indo direto ao ponto, imaginamos logo pessoas idosas com dificuldades em usar a tecnologia, mas esse é com certeza o maior engano da atualidade. A melhor idade de hoje é que durante as décadas de 60 e 70, e passando pela década de 80 esteve ativa no mercado, já sabem tomar decisões, são esclarecidas, bem diferente das anteriores.
O computador ainda é um mistério sim, pois ainda existe uma resistência ao novo, ler livros impressos, jornal impresso, rádio de pilha, notícias filtradas pela televisão, mas isso não se deve ao medo ou a falta de prática em usar computadores, e sim ao estágio de vida, no qual já querem o conforto, não desejando por vezes ter que reaprender o que já sabem fazer tão bem.
Bom, mas aí cai o erro do outro lado, o da melhor idade, não se deve excluir a tecnologia da vida, ela bem usada é uma ferramenta importante, hoje pode-se encontrar tudo na internet, desde que os primeiros passos sejam bem dados.
Não adianta pedir para o seu neto ensinar a usar já que ele "sabe tudo de computador", é a mesma coisa que pedir para sua vizinha fazer o chá que ela "sabe" que é milagrosos para curar uma doença poderosa. Procure alguem especializado, um técnico, não... seria procurar novamente um profissional não capacitado para tal tarefa, busque um professor, indicado de preferência por seus amigos (que devem ter idades próximas as suas), mas esse professor deve ter se especializado na melhor idade, pois o aprendizado é totalmente diferenciado.
Vamos por partes...
O primeiro ponto que deve-se pensar é que somente podemos colocar o potencial de aprendizagem das pessoas com melhor idade em duas situações: 1 - Em suas próprias residências, 2 - Em um ambiente preparado para eles; explico: Em suas residências existe o principal fator, o computador cheio de vícios, e até virus que tornam uma utilização quase que exclusiva, pois a abertura de janelas é em um tempo diferente, o teclado é específico, o mouse tem sua precisão ou imprecisão, o windows antigo e com ícones personalizados, que reunindo todas essas características chegamos ao ambiente ideial, além de ele estar seguro em sua casa, o porém é que estando em casa, a própria casa atrapalha, pois o tocar do telefone, o cuidado para ser cordial, os netos que chegam, o cachorro que late, o olhar naquela sujeira no canto do monitor.
Portanto, o ambiente com certeza ideal é o preparado para tal, imagine uma sala, com ante sala, com biscoitos, algumas revistas, cafezinho, cadeiras confortáveis, que proporcionarão uma conversa antes da aula sobre o cotidiano e depois da aula sobre o que foi aplicado (explico adiante o porque do aplicado) em sala.
O computador não sendo o da pessoa causará uma estranheza, porém pode-se adaptar, existem hoje 4 tipos de windows usados, o 95 o XP, o 7 e o 8, com 100% de certeza alguem terá um computador com esses sistemas, cada um com sua particularidade, o que pode ser facilmente resolvido usando um bom profissional para permitir que o computador tenha todos os sistemas na mesma máquina, ficando apenas a cargo do instrutor perguntar qual o windows que a pessoa usa, quem também em 90% dos casos ela não saberá, mas chegará a tela comum e poderá usar com facilidade o computador da aula.
Agora voltando, explico porque aplicado, bom... a Terceira idade já acumulou teoria demais em seu caminho de vida, alguns não vão aceitar serem guiados por pessoas mais novas e outros já querem a prática, e que na grande maioria dos casos, a apostila é feita no caderninho escrita pela própria pessoa, o que afirmo, é o CORRETO, já que cada pessoa tem um processo, não desejamos treinar e sim incluir e desenvolver o mercado de trabalho já foi o ponto chave. Mas o aplicado se refere a imediatamente aplicar a prática, não se começa com 1 hora de conversa e sim, no máximo 10 minutos, pois além disso a compreensão sem o uso da ferramente se torna chato e complicado (por isso fuja de cursos de informática).
Pretenderei no blog, auxiliar com temas interessantes e úteis a melhor idade (e a todos é claro), que esta indo além do computador, esta se aproximando de smartphones e tablets.

Até breve

Nenhum comentário:

Postar um comentário