Virus ladrão de cartões



Novo vírus rouba mais de 20 mil cartões de créditos de brasileiros em apenas 1 mês

Este golpe que foi relatado pela empresa de segurança Trend Micro, tem como alvo os usuários brasileiros do sistema Windows. O vírus já teve bastante êxito e conseguiu coletar mais de 20 mil cartões de créditos de brasileiros.
O vírus foi criado por um chileno que é identificado como AlejandroV e mora no Brasil. O malware é chamado de FighterPOS na deep web e é vendido por cerca de 18,4 bitcoins, o que equivale a pouco mais de US$ 5 mil.
A empresa ainda cita que a ameaça está ativa entre fevereiro e abril. E já infectou 113 PCs utilizados em Pontos de Venda. Sendo assim, foram roubados dados de 22.122 cartões de crédito, 95,6% deles brasileiros. As outras vítimas estão nos EUA, México, Itália e Reino Unido.
Segundo o desenvolvedor do vírus, os executáveis do FighterPOS não são totalmente indetectáveis. Ou seja, o comprador precisa usar algum serviço de criptografia para evitar que os antivírus os encontrem o se instalar na máquina. A ameaça utiliza um mecanismo de captura das informações pela memória RAM, chamado de “RAM Scraper” e também utiliza um keylogger para registrar tudo o que a vítima está digitando em seu teclado.

Baidu... virus? confiável?

Vou começar falando do Baidu, pois é o polêmico Baidu. (este post não é patrocinado)

Por muito tempo, e ainda hoje muitas pessoas, ao se depararem com o Baidu no computador fazem logo a ligação "meu computador esta com virus", pois antigamente o Baidu vinha como "brinde" em alguns programas que sequer percebíamos que foram instalados, mas aí que esta o problema:
O Baidu, é uma empresa gigantesca, focada em tecnologia, Chinesa, com sede na China, CEO chineses mas com uma expansão incrível, até a Audi se rendeu (veja aqui), sem falar que são donos do famoso Peixe Urbano.

Atualmente ter o Baidu no seu computador pode ser a solução para muitas dores de cabeça, pois ele pode além de resolver de forma automática alguns problemas pode evitar outros.
O conjunto Baidu esta focado em três produtos
Baidu Spark (navegador), Baidu Pc faster e Baidu Antivirus.

O Baidu Sprak tem as seguintes características:

Download de Vídeo

Baixe um vídeo online e fontes de MP3 para seu computador.


Torrent
Baixe torrents diretamente de seu navegador. Não há necessidade de utilizar nenhuma outra ferramenta de download de torrents.

Assistir videos durante a navegação
Você pode clicar no botão Pop-up para destacar o vídeo e continuar assistindo enquando você navega.

Navegação por gestos
Você pode usar várias funções imediatamente bastando mover o mouse enquanto mantém pressionada a tecla do botão direito.
Sincronização de dados
Faça login no Baidu Browser com sua conta do Google para sincronizar dados. Isso permite que você salve seus recursos personalizados do navegador na Web e use o Baidu Browser para acessá-los de qualquer computador.

O navegador além de tudo tem engine Chrome é rápido, funcional, vem com integração ao Facebook, Whatsapp Web, importa favoritos de seus outros navegadores, eu realmente recomendo.

Download é só clicar na imagem abaixo



No próximo falo dos outros produtos Baidu.




Voltando...

Após um longo período de inatividade, retomo o blog, talvez adaptando a nova realidade, que é a melhor idade na internet.
Bom, indo direto ao ponto, imaginamos logo pessoas idosas com dificuldades em usar a tecnologia, mas esse é com certeza o maior engano da atualidade. A melhor idade de hoje é que durante as décadas de 60 e 70, e passando pela década de 80 esteve ativa no mercado, já sabem tomar decisões, são esclarecidas, bem diferente das anteriores.
O computador ainda é um mistério sim, pois ainda existe uma resistência ao novo, ler livros impressos, jornal impresso, rádio de pilha, notícias filtradas pela televisão, mas isso não se deve ao medo ou a falta de prática em usar computadores, e sim ao estágio de vida, no qual já querem o conforto, não desejando por vezes ter que reaprender o que já sabem fazer tão bem.
Bom, mas aí cai o erro do outro lado, o da melhor idade, não se deve excluir a tecnologia da vida, ela bem usada é uma ferramenta importante, hoje pode-se encontrar tudo na internet, desde que os primeiros passos sejam bem dados.
Não adianta pedir para o seu neto ensinar a usar já que ele "sabe tudo de computador", é a mesma coisa que pedir para sua vizinha fazer o chá que ela "sabe" que é milagrosos para curar uma doença poderosa. Procure alguem especializado, um técnico, não... seria procurar novamente um profissional não capacitado para tal tarefa, busque um professor, indicado de preferência por seus amigos (que devem ter idades próximas as suas), mas esse professor deve ter se especializado na melhor idade, pois o aprendizado é totalmente diferenciado.
Vamos por partes...
O primeiro ponto que deve-se pensar é que somente podemos colocar o potencial de aprendizagem das pessoas com melhor idade em duas situações: 1 - Em suas próprias residências, 2 - Em um ambiente preparado para eles; explico: Em suas residências existe o principal fator, o computador cheio de vícios, e até virus que tornam uma utilização quase que exclusiva, pois a abertura de janelas é em um tempo diferente, o teclado é específico, o mouse tem sua precisão ou imprecisão, o windows antigo e com ícones personalizados, que reunindo todas essas características chegamos ao ambiente ideial, além de ele estar seguro em sua casa, o porém é que estando em casa, a própria casa atrapalha, pois o tocar do telefone, o cuidado para ser cordial, os netos que chegam, o cachorro que late, o olhar naquela sujeira no canto do monitor.
Portanto, o ambiente com certeza ideal é o preparado para tal, imagine uma sala, com ante sala, com biscoitos, algumas revistas, cafezinho, cadeiras confortáveis, que proporcionarão uma conversa antes da aula sobre o cotidiano e depois da aula sobre o que foi aplicado (explico adiante o porque do aplicado) em sala.
O computador não sendo o da pessoa causará uma estranheza, porém pode-se adaptar, existem hoje 4 tipos de windows usados, o 95 o XP, o 7 e o 8, com 100% de certeza alguem terá um computador com esses sistemas, cada um com sua particularidade, o que pode ser facilmente resolvido usando um bom profissional para permitir que o computador tenha todos os sistemas na mesma máquina, ficando apenas a cargo do instrutor perguntar qual o windows que a pessoa usa, quem também em 90% dos casos ela não saberá, mas chegará a tela comum e poderá usar com facilidade o computador da aula.
Agora voltando, explico porque aplicado, bom... a Terceira idade já acumulou teoria demais em seu caminho de vida, alguns não vão aceitar serem guiados por pessoas mais novas e outros já querem a prática, e que na grande maioria dos casos, a apostila é feita no caderninho escrita pela própria pessoa, o que afirmo, é o CORRETO, já que cada pessoa tem um processo, não desejamos treinar e sim incluir e desenvolver o mercado de trabalho já foi o ponto chave. Mas o aplicado se refere a imediatamente aplicar a prática, não se começa com 1 hora de conversa e sim, no máximo 10 minutos, pois além disso a compreensão sem o uso da ferramente se torna chato e complicado (por isso fuja de cursos de informática).
Pretenderei no blog, auxiliar com temas interessantes e úteis a melhor idade (e a todos é claro), que esta indo além do computador, esta se aproximando de smartphones e tablets.

Até breve